quinta-feira, 28 de junho de 2007

Junta quer biblioteca em Benfica do Ribatejo


A Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo quer avançar com a construção de uma biblioteca na vila, apontando as antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) como o local mais apropriado para o efeito.

"É uma lacuna grande da vila que queremos colmatar que é a falta de uma biblioteca, com salas de leitura e espaço de Internet onde toda a gente, mas principalmente os mais jovens, se pudessem juntar e desenvolver os seus trabalhos", explica o presidente da Junta de Freguesia. Amândio Freitas considera que as antigas instalações do IVV apresentam boas condições para levar o projecto avante, uma vez que podia tornar o espaço envolvente numa zona verde: "Em Benfica do Ribatejo não existem zonas verdes e nem temos espaço para crescer nesse sentido, a não ser para o local onde se encontra o IVV, que é do Estado e está ao abandono".

Para se inteirar da possibilidade de construir ali uma biblioteca, "a Junta enviou um ofício ao presidente do IVV mostrando interesse na aquisição das instalações a um preço acessível. Do IVV veio uma resposta a informar que o assunto era da responsabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura, que por sua vez respondeu que a pasta estava nas mãos de uma comissão de liquidação de Património do Estado. Esta comissão respondeu-nos que estava a tratar da legalização do imóvel e que informam assim que estiverem em condições de negociar", comenta Amândio Freitas.

O presidente da Junta de Benfica do Ribatejo reflecte que "o Estado é o povo e seria razoável que a infraestrutura fosse devolvida à população a um preço simbólico. Até porque o IVV é dos agricultores, uma vez que foram eles que pagaram com as taxas do vinho". Amândio Freitas considera ainda que, independentemente do desenvolvimento da matéria, "seria importante que o Estado e os responsáveis pela fiscalização do ambiente vissem a situação em que as instalações se encontram. É uma lixeira e cheia de vegetação. Está em risco de incêndio, o que dentro da vila é perigoso".

Caso a construção da biblioteca não avance para o IVV, Amândio Freitas aponta as baterias para o desaproveitado mercado municipal da vila.

O Centro de Cultura que não é

O presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo lança ainda críticas à forma como a Câmara de Municipal de Almeirim despendeu de dinheiros públicos na remodelação da sede da Associação Cultural e Desportiva (ACDBR), obra que, no entender de Amândio Freitas "não serve para nada".

"Existe uma divergência de opinião entre a Junta e a Câmara, que continua a insistir que a ACDBR é um Centro de Cultura. Mas centro de cultura do quê? Gastaram 120 mil contos (600 mil euros) numa obra que não serve para nada e não é funcional. Não há uma biblioteca, uma sala de leitura ou pontos de Internet. Tem uma sala grande que pode receber teatro e cinema, mas só serve para os bailes de Natal, Ano Novo, Páscoa e Carnaval. Mais nada", remata.

"Este é um problema de votos, porque existe à volta da associação uma estima que vem de muitas gerações", refere Amândio Freitas, lembrando que "a ACDBR não existe em nenhuma parte de Mundo. O que existe no Registo Nacional de Pessoas Colectivas é a Associação de Socorros Mútuos de Benfica do Ribatejo".

Sem comentários: