sexta-feira, 15 de junho de 2007

Estudiosos da cultura Avieira querem classificação como património nacional

In Jornal O Ribatejo On Line
2007-06-14 11:00:00

Estudiosos da cultura Avieira querem classificação como património nacional

A classificação da cultura avieira como património nacional vai ser objecto de candidatura até 2009, por acção de um conjunto de instituições que, há um ano, iniciou o processo com esse objectivo, disse um dos promotores da iniciativa.
João Serrano, da Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA), disse à Agência Lusa que, em colaboração com a Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém (ESES/IPS), vai realizar-se, no próximo dia 30, uma reunião das instituições que têm vindo a colaborar no esforço de valorização da cultura avieira.
Segundo afirmou, perante o abandono, destruição e descaracterização de que tem vindo a ser alvo o património avieiro, e a necessidade de proceder à recolha de registos sobre a cultura resultante das migrações ocorridas no século XX, foi iniciado um trabalho que passará pela realização de um encontro nacional, em Outubro de 2008, e, a partir daí, pela preparação do processo de candidatura a património nacional.
Propondo-se valorizar e desenvolver a cultura avieira, a AIDIA e a ESES têm vindo a manter contactos com associações de desenvolvimento ligadas a esta temática (como a da aldeia piscatória da Palhota), autarquias, nomeadamente a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, e as Universidade de Évora e Fernando Pessoa, do Porto.
A Faculdade de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa tem vindo a desenvolver um plano de desenvolvimento para a aldeia da Palhota (concelho do Cartaxo), que os promotores da iniciativa gostariam que se estendesse às outras aldeias piscatórias, disse.
Frisando que se trata de um projecto de cooperação entre instituições e entre pessoas, João Serrano afirmou que, da reunião de dia 30, deverá sair um conjunto de estruturas e planeamento de acções para desenvolver todo o trabalho que deverá culminar num congresso nacional.
"A avaliação e o estudo da cultura avieira, e as acções daí emergentes, devem ter uma perspectiva de cruzamento de várias disciplinas e de integração de saberes, incluídas num plano de trabalho coerente", afirma um dos documentos base para a reunião de Santarém.
"As migrações devem ser consideradas como um acontecimento social e cultural relevante, por representarem a acção do homem colocado perante condições adversas de sobrevivência", fenómeno que, afirmam, "deve ser considerado como transversal a toda a sociedade, visto ter implicações com outras culturas" e com "a evolução cultural de um povo, a partir da pesca, para outras actividades no sector secundário".
Da reunião de Santarém deverão sair propostas concretas de trabalhos de pesquisa que reforcem o esforço de valorização da cultura avieira e que podem vir a ser publicados posteriormente, disse, acrescentando ser igualmente objectivo a criação de um sítio na Internet dedicado a este projecto.

Sem comentários: