sábado, 5 de julho de 2008

Benfica do Ribatejo em festa espera muitos visitantes

Texto de:João Nuno Pepino


Benfica do Ribatejo em festa espera muitos visitantes

Entre os dias 10 e 13 de Julho, todos estão convidados a passar pelas festas populares de Benfica do Ribatejo, que se realizam junto ao pavilhão desportivo da vila. Do programa deste ano, destaque para as tasquinhas, que vão servir os pitéus típicos da gastronomia regional, e para a mostra económica e cultural, que se realiza pela segunda vez em 2008. "Este ano, queremos dar um salto quantitativo e qualitativo", afirma o presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, Amândio Freitas, dando conta do sucesso alcançado na primeira edição.

O ano passado, a mostra económica e cultural arrancou com 14 expositores, e este ano conta já com 21 stands de empresas e instituições vindas maioritariamente da freguesia. Na vertente gastronómica, os visitantes encontram sete tasquinhas estendidas ao longo de 42 metros do recinto, e o tempo quente convida a um petisco ao ar livre. Os espaços são explorados por colectividades locais, que encontram nas festas uma boa oportunidade de angariar alguns fundos. Durante quatro dias, animação não vai faltar na vila, até porque o programa tem actividades para todos os gostos.

Na animação musical, destaque para as actuações do duo romântico brasileiro Lucas & Matheus, no dia do encerramento, mas também para Tina T (na 6ª feira) e Edna Pimenta e Banda Bambaiana (no sábado). Em termos desportivos, realiza-se um torneio de futsal, um de petanca e outro de chinquilho, para além da 1ª milha urbana de Benfica do Ribatejo. Destaque ainda para o passeio equestre pela freguesia, que se realiza no sábado, e para o fogo de artificio que encerra os festejos.

"A vila vai mexer bastante durante estes dias", promete Amândio Freitas, que não tem visto grande andamento aos projectos estruturantes que quer concretizar na vila, casos do complexo desportivo no Pinhal do Bacalhau, ou do centro cultural, apesar de já ser certo dizer que será instalado no edifício do mercado.

"São projectos de maior dimensão, que não dependem só de nós, mas não vamos desistir deles", explica o autarca, garantindo que o executivo local não tem estado parado. A Junta adquiriu recentemente um autocarro que tem uma importância cada vez maior no transporte da população, sobretudo entre os mais idosos, e investiu cerca de 80 mil euros (com ajuda da Câmara) na aquisição de uma varredoura para assegurar a higiene urbana, e que será apresentada publicamente no dia 12, durante as festas da freguesia.



Junta recupera
património local

A Fonte Branca vai recuperar a sua traça original. A reconstrução será feita a partir de uma fotografia encontrada em Mora, na posse de uma septuagenária que viveu em Benfica do Ribatejo até aos seus 16 anos. A Junta andou mais de um ano à procura de uma imagem.