sábado, 27 de setembro de 2008

Minuto de silêncio por António Mendes

Mirante

SECÇÃO: Sociedade


27 Set 2008, 09:05h

A Assembleia Municipal de Almeirim fez um minuto de silêncio, antes do início dos trabalhos da sessão desta sexta-feira à noite, pela morte do ex-presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, António Mendes. Foi ainda aprovado por unanimidade um voto de pesar proposto pela bancada do PS, partido pelo qual tinha sido eleito para o cargo durante dois mandatos.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Faleceu António Mendes Ex Presidente da JF de Benfica do Ribatejo


Foi com enorme consternação, que a noticia foi recebida, o sofrimento dos Ultimos meses de vida de um Homem Bom tinha finalmente chegado ao fim... "FALECEU O ANTÓNIO MENDES"...

... Transportou durante anos, como motorista das Ambulâncias de Benfica do Ribatejo, centnas e centenas de doentes, foi o conforto de muitos na hora da partida.. Partiu um homem Bom, que merece ser recordado...

Até Sempre Amigo, António Mendes...

PARA LEMBRAR

SECÇÃO: O poder local aqui tão perto

26 Out 2004, 22:19h
António Mendes, autarca de Benfica do Ribatejo e agente funerário

Na junta com os vivos, na profissão com os mortos


É um homem simples, que não tem feitio nem jeito para ser político. É assim que se define António Mendes, que cumpre o segundo mandato, eleito como independente pelo PS, à frente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim.
António Mendes, antes de ser presidente, já tinha tido contacto com a autarquia. Durante sete anos foi condutor das ambulâncias da junta. Actividade que lhe proporcionou o contacto com muita gente e algumas amizades que ainda preserva.


Começou a trabalhar aos 11 anos, depois de ter feito a quarta classe, num armazém de adubos em Benfica do Ribatejo. Hoje, com 57 anos, o homem que nasceu em Cortiçóis é agente funerário. Uma profissão onde se sente bem, apesar de em criança ter a mania de querer ser electricista.

Os mortos não o assustam. Costuma vesti-los e prepará-los para os funerais. Pior são alguns vivos. António Mendes não gosta de pessoas complicadas, que reclamam por tudo e por nada. Mas ao seu jeito de pessoa simples, amável, ouve toda a gente e tenta resolver os problemas de todas as pessoas.

Para além da junta de freguesia e da actividade profissional, que já lhe ocupam muito tempo, o autarca tem ainda a seu cargo 9 hectares de vinha. A maior parte das uvas vão para a adega cooperativa de Benfica, mas o autarca faz sempre em casa cerca de 3 mil litros.

Gosta de ter sempre uma pinga caseira para oferecer aos amigos e para dar a pessoas a quem deve favores. Preza um bom petisco, mas não é pessoa de andar sempre nos cafés ou em farras com os amigos. Apesar de ser produtor e de gostar do néctar da região, passa semanas que não bebe um copo.

O autarca, que diz não ter jeito para aldrabices, gosta do ar puro, do cheiro do campo, da sensação de liberdade. É ele que faz as podas da vinha, as curas e na vindima é quem leva as uvas para a adega.

Já foi doente pelo Benfica, o clube de futebol, e foi muitas vezes ao estádio da Luz. Agora anda mais afastado das andanças do futebol, principalmente por causa das promiscuidades que se sentem no sector.

Caracteriza-se como um “mãos largas”. Se conseguir, faz tudo para satisfazer um pedido. Anda sempre a correr, facto que o tem impedido de caçar. Todos os anos tira a licença, mas há uma década que não dispara um tiro das suas três espingardas.

Já esteve em Macau, onde foi tropa em 1970. Passou por Timor e pela costa africana. Para além disso já foi à Madeira e a Espanha. Não é homem de andar a viajar. É mais um homem de acção e de trabalho. E só vai parar quando não tiver forçasO Funeral realiza-se amanhã dia 18 Setembro pelas 18h