Benfica do Ribatejo é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeirim, com 29,16 km² de área e 3 117 habitantes (2001). Densidade: 106,9 hab/km². É a freguesia que se situa a Poente, fazendo limite com o Concelho de Salvaterra de Magos. Está ligada ao concelho de Almeirim desde 1836, saindo então da jurisdição do concelho de Santarém.Orago/Santa Marta Área/29 Km2-Ordenação heráldica do brasão e bandeira Publicada no Diário da República, III Série de 16/10/2001
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Capela de Santa Marta está como nova
A Câmara Municipal de Almeirim aproveitou o dia 7 de Junho, feriado nacional para apresentar as obras de recuperação da Capela de Santa Marta, freguesia de Benfica do Ribatejo.
As obras que foram financiadas pela autarquia, tiveram a supervisão e o apoio desde o primeiro momento, do Grupo de Escuteiros de Benfica do Ribatejo que viram também recuperado o Salão Paroquial e que serve como sua Sede.
Presentes para a visita à recém recuperada Capela, estiveram os operários que trabalharam na obra, Joaquim José Rebita, empreiteiro de Benfica do Ribatejo responsável pela obra, o presidente da Câmara, José Sousa Gomes, acompanhado do vice-presidente Pedro Ribeiro e de José Carlos. Para além de alguns convidados, do anfitrião, padre Diamantino e de alguns dirigentes do CNE local, esteve ainda presente o arquitecto Lico, proprietário da Quinta de Santa Marta e dos terrenos envolventes à Capela.
José Carlos Silva, o vereador da maioria socialista esclareceu a "O Almeirinense" que estas obras consistiram essencialmente na recuperação do telhado, e das paredes exteriores, pintura geral e uma boa parte da recuperação interior com destaque para a bacia baptismal que foi totalmente restaurada pelo empreiteiro. As obras tiveram uma duração de um mês, mas a vontade da Autarquia é que "não vamos ficar por aqui. Há ainda muito trabalho a fazer e a recuperação da Capela vai continuar agora com os olhos postos no seu interior".
O esforço da equipa de Joaquim Rebita foi elogiado pelo vereador que Sousa Gomes escolheu para o acompanhamento directo da obra. E os elogios não foram poupados: "só com a boa vontade e o empenho de quem aqui esteve a trabalhar diariamente é que foi possível o trabalho que vemos agora".
No interior, a necessidade de recuperação dos fachadas, mobiliário e alguma da Arte Sacra existente é notória, mas não foi impeditiva para que o guarda-redes da equipa de futebol sénior do Sporting Clube de Portugal e da Selecção Portuguesa, Ricardo contraísse o seu matrimónio no passado dia 9 de Junho. Cerimónia que deixou os benfiquenses orgulhosos pela escolha do jogador de futebol.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário