Mirante
SECÇÃO: Sociedade
27 Set 2008, 09:05h
A Assembleia Municipal de Almeirim fez um minuto de silêncio, antes do início dos trabalhos da sessão desta sexta-feira à noite, pela morte do ex-presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, António Mendes. Foi ainda aprovado por unanimidade um voto de pesar proposto pela bancada do PS, partido pelo qual tinha sido eleito para o cargo durante dois mandatos.
Benfica do Ribatejo é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeirim, com 29,16 km² de área e 3 117 habitantes (2001). Densidade: 106,9 hab/km². É a freguesia que se situa a Poente, fazendo limite com o Concelho de Salvaterra de Magos. Está ligada ao concelho de Almeirim desde 1836, saindo então da jurisdição do concelho de Santarém.Orago/Santa Marta Área/29 Km2-Ordenação heráldica do brasão e bandeira Publicada no Diário da República, III Série de 16/10/2001
sábado, 27 de setembro de 2008
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Faleceu António Mendes Ex Presidente da JF de Benfica do Ribatejo
Foi com enorme consternação, que a noticia foi recebida, o sofrimento dos Ultimos meses de vida de um Homem Bom tinha finalmente chegado ao fim... "FALECEU O ANTÓNIO MENDES"...
... Transportou durante anos, como motorista das Ambulâncias de Benfica do Ribatejo, centnas e centenas de doentes, foi o conforto de muitos na hora da partida.. Partiu um homem Bom, que merece ser recordado...
Até Sempre Amigo, António Mendes...
PARA LEMBRAR
SECÇÃO: O poder local aqui tão perto
26 Out 2004, 22:19h
António Mendes, autarca de Benfica do Ribatejo e agente funerário
Na junta com os vivos, na profissão com os mortos
É um homem simples, que não tem feitio nem jeito para ser político. É assim que se define António Mendes, que cumpre o segundo mandato, eleito como independente pelo PS, à frente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim.
António Mendes, antes de ser presidente, já tinha tido contacto com a autarquia. Durante sete anos foi condutor das ambulâncias da junta. Actividade que lhe proporcionou o contacto com muita gente e algumas amizades que ainda preserva.
Começou a trabalhar aos 11 anos, depois de ter feito a quarta classe, num armazém de adubos em Benfica do Ribatejo. Hoje, com 57 anos, o homem que nasceu em Cortiçóis é agente funerário. Uma profissão onde se sente bem, apesar de em criança ter a mania de querer ser electricista.
Os mortos não o assustam. Costuma vesti-los e prepará-los para os funerais. Pior são alguns vivos. António Mendes não gosta de pessoas complicadas, que reclamam por tudo e por nada. Mas ao seu jeito de pessoa simples, amável, ouve toda a gente e tenta resolver os problemas de todas as pessoas.
Para além da junta de freguesia e da actividade profissional, que já lhe ocupam muito tempo, o autarca tem ainda a seu cargo 9 hectares de vinha. A maior parte das uvas vão para a adega cooperativa de Benfica, mas o autarca faz sempre em casa cerca de 3 mil litros.
Gosta de ter sempre uma pinga caseira para oferecer aos amigos e para dar a pessoas a quem deve favores. Preza um bom petisco, mas não é pessoa de andar sempre nos cafés ou em farras com os amigos. Apesar de ser produtor e de gostar do néctar da região, passa semanas que não bebe um copo.
O autarca, que diz não ter jeito para aldrabices, gosta do ar puro, do cheiro do campo, da sensação de liberdade. É ele que faz as podas da vinha, as curas e na vindima é quem leva as uvas para a adega.
Já foi doente pelo Benfica, o clube de futebol, e foi muitas vezes ao estádio da Luz. Agora anda mais afastado das andanças do futebol, principalmente por causa das promiscuidades que se sentem no sector.
Caracteriza-se como um “mãos largas”. Se conseguir, faz tudo para satisfazer um pedido. Anda sempre a correr, facto que o tem impedido de caçar. Todos os anos tira a licença, mas há uma década que não dispara um tiro das suas três espingardas.
Já esteve em Macau, onde foi tropa em 1970. Passou por Timor e pela costa africana. Para além disso já foi à Madeira e a Espanha. Não é homem de andar a viajar. É mais um homem de acção e de trabalho. E só vai parar quando não tiver forçasO Funeral realiza-se amanhã dia 18 Setembro pelas 18h
domingo, 27 de julho de 2008
Rancho dá provas de grande vitalidade...
O festival internacional de folclore de Benfica do Ribatejo, que acabou por se estender às quatro freguesias do concelho de Almeirim, foi a grande prova do dinamismo e da actual capacidade de mobilização do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (RFBR). Durante quatro dias, de 24 a 27 de Abril, passaram por Almeirim cerca de 300 elementos de grupos etnográficos vindos da Inglaterra, Grécia, Itália, Turquia, Senegal, Índia, Jordânia e Finlândia, a que se juntaram todos os agrupamentos folclóricos de Almeirim, numa organização que, em termos logísticos, reuniu perto de 150 colaboradores. A Assembleia Municipal distinguiu o trabalho e a dedicação dos envolvidos com um louvor atribuído por unanimidade e aclamação.
“Além de ser o maior evento que já realizámos, o festival foi um grande sucesso que valorizou bastante o folclore no concelho e projectou a imagem de Almeirim de uma forma bastante positiva”, declara, em jeito de balanço, Ricardo Casebre, actual responsável do RFBR. “Houve muitas coisas que nos surpreenderam pela positiva, como o facto de muitos miúdos que nem gostavam ou sequer conheciam o folclore, hoje estarem a pedir para dançar no rancho de Benfica e quererem fazer parte dele”, exemplifica. Ricardo Casebre não esconde o desejo de repetir a experiência, “talvez em 2010, porque este tipo de festival tem uma estrutura tão pesada que torna quase impossível realizá-lo anualmente”.
Fundado em 1979, o RFBR dá continuidade ao antigo Rancho Folclórico dos Pescadores de Benfica do Ribatejo, fundado em 1955 pela mão de Celestino Graça. Tal como o seu antecessor, o actual rancho tem como missão apresentar e valorizar historicamente o trajar, costumes, usos, cantos, danças e formas de socialização da década compreendida entre os anos de 1925 e 1935. “Tentámos recuperar e preservar as músicas e os trajes dos pescadores da época, e adicionámos os trajes e as danças típicas da lezíria ribatejana e da charneca”, explica o presidente do rancho, que conta, neste momento, com cerca de 40 elementos. “E temos também o rancho folclórico infantil de Benfica do Ribatejo, que é uma escola de formação para o rancho adulto”, acrescenta Ricardo Casebre.
Envolver o rancho em actividades que o aproximem da comunidade tem sido um dos principais objectivos de Ricardo Casebre, que salienta que “este grupo está bastante dinâmico e tem muita vontade de fazer as coisas acontecer”. O RFBR, que até tem por objectivo preservar a cultura piscatória ancestral ligada à faina no rio Tejo, está a participar activamente no projecto de candidatura da cultura avieira a património nacional. “Estamos envolvidos na recuperação de alguns caminhos vicinais e agrícolas, e gostávamos de recuperar a antiga aldeia avieira que existiu junto a Benfica”, explica Ricardo Casebre.
In Rota das Freguesias : http://www.oribatejo.pt/?lop=conteudo&op=d2ddea18f00665ce8623e36bd4e3c7c5&id=da442cb1a3877a9688991ca4880bf573&drops[drop_edicao]=152&drops[drop_edicao]=152
Delegação de Benfica do Ribatejo integra comitiva
Lançamento Oficial da Cultura Avieira a Património Nacional
Representantes do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo e Presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, parceiros neste projecto integram comitiva neste LANÇAMENTO OFICIAL
O projecto de candidatura da cultura avieira a património nacional foi oficialmente lançado no sábado, 19 de Julho, com um percurso marítimo a bordo do varino Liberdade, cedido pela câmara municipal de Vila Franca de Xira. O objectivo foi dar a conhecer, de perto, a realidade do grande estuário do Tejo e da cultura avieira existente entre Lisboa e Valada, no Cartaxo
Representantes do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo e Presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, parceiros neste projecto integram comitiva neste LANÇAMENTO OFICIAL
O projecto de candidatura da cultura avieira a património nacional foi oficialmente lançado no sábado, 19 de Julho, com um percurso marítimo a bordo do varino Liberdade, cedido pela câmara municipal de Vila Franca de Xira. O objectivo foi dar a conhecer, de perto, a realidade do grande estuário do Tejo e da cultura avieira existente entre Lisboa e Valada, no Cartaxo
sábado, 5 de julho de 2008
Benfica do Ribatejo em festa espera muitos visitantes
Texto de:João Nuno Pepino
Benfica do Ribatejo em festa espera muitos visitantes
Entre os dias 10 e 13 de Julho, todos estão convidados a passar pelas festas populares de Benfica do Ribatejo, que se realizam junto ao pavilhão desportivo da vila. Do programa deste ano, destaque para as tasquinhas, que vão servir os pitéus típicos da gastronomia regional, e para a mostra económica e cultural, que se realiza pela segunda vez em 2008. "Este ano, queremos dar um salto quantitativo e qualitativo", afirma o presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, Amândio Freitas, dando conta do sucesso alcançado na primeira edição.
O ano passado, a mostra económica e cultural arrancou com 14 expositores, e este ano conta já com 21 stands de empresas e instituições vindas maioritariamente da freguesia. Na vertente gastronómica, os visitantes encontram sete tasquinhas estendidas ao longo de 42 metros do recinto, e o tempo quente convida a um petisco ao ar livre. Os espaços são explorados por colectividades locais, que encontram nas festas uma boa oportunidade de angariar alguns fundos. Durante quatro dias, animação não vai faltar na vila, até porque o programa tem actividades para todos os gostos.
Na animação musical, destaque para as actuações do duo romântico brasileiro Lucas & Matheus, no dia do encerramento, mas também para Tina T (na 6ª feira) e Edna Pimenta e Banda Bambaiana (no sábado). Em termos desportivos, realiza-se um torneio de futsal, um de petanca e outro de chinquilho, para além da 1ª milha urbana de Benfica do Ribatejo. Destaque ainda para o passeio equestre pela freguesia, que se realiza no sábado, e para o fogo de artificio que encerra os festejos.
"A vila vai mexer bastante durante estes dias", promete Amândio Freitas, que não tem visto grande andamento aos projectos estruturantes que quer concretizar na vila, casos do complexo desportivo no Pinhal do Bacalhau, ou do centro cultural, apesar de já ser certo dizer que será instalado no edifício do mercado.
"São projectos de maior dimensão, que não dependem só de nós, mas não vamos desistir deles", explica o autarca, garantindo que o executivo local não tem estado parado. A Junta adquiriu recentemente um autocarro que tem uma importância cada vez maior no transporte da população, sobretudo entre os mais idosos, e investiu cerca de 80 mil euros (com ajuda da Câmara) na aquisição de uma varredoura para assegurar a higiene urbana, e que será apresentada publicamente no dia 12, durante as festas da freguesia.
Junta recupera
património local
A Fonte Branca vai recuperar a sua traça original. A reconstrução será feita a partir de uma fotografia encontrada em Mora, na posse de uma septuagenária que viveu em Benfica do Ribatejo até aos seus 16 anos. A Junta andou mais de um ano à procura de uma imagem.
Benfica do Ribatejo em festa espera muitos visitantes
Entre os dias 10 e 13 de Julho, todos estão convidados a passar pelas festas populares de Benfica do Ribatejo, que se realizam junto ao pavilhão desportivo da vila. Do programa deste ano, destaque para as tasquinhas, que vão servir os pitéus típicos da gastronomia regional, e para a mostra económica e cultural, que se realiza pela segunda vez em 2008. "Este ano, queremos dar um salto quantitativo e qualitativo", afirma o presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, Amândio Freitas, dando conta do sucesso alcançado na primeira edição.
O ano passado, a mostra económica e cultural arrancou com 14 expositores, e este ano conta já com 21 stands de empresas e instituições vindas maioritariamente da freguesia. Na vertente gastronómica, os visitantes encontram sete tasquinhas estendidas ao longo de 42 metros do recinto, e o tempo quente convida a um petisco ao ar livre. Os espaços são explorados por colectividades locais, que encontram nas festas uma boa oportunidade de angariar alguns fundos. Durante quatro dias, animação não vai faltar na vila, até porque o programa tem actividades para todos os gostos.
Na animação musical, destaque para as actuações do duo romântico brasileiro Lucas & Matheus, no dia do encerramento, mas também para Tina T (na 6ª feira) e Edna Pimenta e Banda Bambaiana (no sábado). Em termos desportivos, realiza-se um torneio de futsal, um de petanca e outro de chinquilho, para além da 1ª milha urbana de Benfica do Ribatejo. Destaque ainda para o passeio equestre pela freguesia, que se realiza no sábado, e para o fogo de artificio que encerra os festejos.
"A vila vai mexer bastante durante estes dias", promete Amândio Freitas, que não tem visto grande andamento aos projectos estruturantes que quer concretizar na vila, casos do complexo desportivo no Pinhal do Bacalhau, ou do centro cultural, apesar de já ser certo dizer que será instalado no edifício do mercado.
"São projectos de maior dimensão, que não dependem só de nós, mas não vamos desistir deles", explica o autarca, garantindo que o executivo local não tem estado parado. A Junta adquiriu recentemente um autocarro que tem uma importância cada vez maior no transporte da população, sobretudo entre os mais idosos, e investiu cerca de 80 mil euros (com ajuda da Câmara) na aquisição de uma varredoura para assegurar a higiene urbana, e que será apresentada publicamente no dia 12, durante as festas da freguesia.
Junta recupera
património local
A Fonte Branca vai recuperar a sua traça original. A reconstrução será feita a partir de uma fotografia encontrada em Mora, na posse de uma septuagenária que viveu em Benfica do Ribatejo até aos seus 16 anos. A Junta andou mais de um ano à procura de uma imagem.
terça-feira, 1 de julho de 2008
Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo actuou no Dia da Cidade
23 Jun 2008, 18:01h
Festas de Almeirim animaram a cidade
Folclore, marchas populares e concertos encheram os jardins da Biblioteca Municipal de Almeirim durante as festas da cidade de Almeirim que terminaram este domingo. Na zona das tasquinhas milhares de pessoas apreciaram os variados petiscos característicos da região assim como as farturas e o pão com chouriço.
Festas de Almeirim animaram a cidade
Folclore, marchas populares e concertos encheram os jardins da Biblioteca Municipal de Almeirim durante as festas da cidade de Almeirim que terminaram este domingo. Na zona das tasquinhas milhares de pessoas apreciaram os variados petiscos característicos da região assim como as farturas e o pão com chouriço.
sábado, 21 de junho de 2008
terça-feira, 25 de março de 2008
" Benfica do Ribatejo International Folkdance Festival" a realizar de 24-25-26 a 27 Abril 2008" em todo o Concelho de Almeirim
Este projecto é um dos pontos altos da programação cultural do Concelho de Almeirim, concebido para ser integrado nas comemorações do 25 Abril 2008, reunindo grupos vindos de diferentes partes do mundo, e envolvendo uma série de actividades: desfiles, noites de gala, animações de rua, ateliers de dança, workshops envolvendo a população local, animação infantil, etc.
A Primeira edição deste Festival contará com a participação de 5 a 9 grupos estrangeiros, com uma média de 30 pessoas por grupo, e quatro grupos nacionais que durante 3 dias irão envolver a Vila de Benfica do Ribatejo (e não só) no colorido das suas tradições.
Quebrando as barreiras de raça, credo ou ideologia, grupos vindos dos quatro cantos do mundo celebram a paz entre os povos através da música e da dança. O Folclore, como expressão das culturas tradicionais, revela o que cada povo tem de único e diferente - a sua identidade.
O Benfica do Ribatejo International Folkdance Festival , quer provar aos habitantes de Benfica do Ribatejo, e em especial a todos os que visitarem este evento que se realizara por todo o concelho de Almeirim, a magia do encontro daqueles que preservam e mantêm vivas as suas raízes - a sua herança cultural.
É de verdadeira festa, no seu sentido mais puro e genuíno, que estamos a falar! Durante 3 dias e em representação de 5a 9 países, mais de 300 artistas, entre músicos, bailarinos e figurantes, irão encher o Concelho e a Vila (e não só) de uma alegria contagiante, partilhando com a população a sua forma de sentir o folclore.
http://festfolclorebenficaribatejo.blogspot.com/
http://BenficadoRibatejoInternationalFolkdanceFestival.wordpress.com/
RFBR Membro do CID - Conselho Internacional de Dança – Unesco
Estimados amigos, a nossa missão está em marcha... Uma tarefa árdua, e consciênte das dificuldades que terão de ser ultrapassadas,e as barreiras do pessimismo.
Estamos certos que muito trabalho já foi feito,mas muito falta fazer, e só com o empenho e a ajuda de toda a Sociedade Civil do Concelho de Almeirim, será possivel dar a grandeza que este evento merece.
Estamos certos que as populações de Almeirim, Fazendas de Almeirim, Raposa, Paços dos Negros e Benfica do Ribatejo Freguesias onde irá decorrer o Festival, vão sair á rua e receber como tão bem o sabem fazer, Povos com outras Culturas e fazer deste Festival uma Grande Festa de Amizade e Partilha de Costumes..
Contamos com todos os habitantes do Concelho de Almeirim, para apoiarem esta Grandiosa Manifestação Cultural, a realizar em Abril de 2008.
Sendo este o evento idealizado para assinalar as Comemorações do 25 de Abril.
A Direcção da Associação Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo com a parceria da Câmara Municipal de Almeirim e a colaboração de grandes instituições do concelho, com as quais se estão a desenvolver parcerias, está a organizar o evento " Benfica do Ribatejo International Folkdance Festival" a realizar de 24-25-26 a 27 Abril 2008", tendo por base a participação de 5 a 9 Grupos de Folclore Estrangeiros, de alto nível de representatividade, sendo alguns desses grupos profissionais, com comitivas compostas por 30/35 componentes.
Este evento, irá decorrer em Benfica do Ribatejo e todo o Concelho de Almeirim com particular Incidência na Cidade de Almeirim.
O Secretariado deste evento, convidou e agregou á organização, personalidades de todo o Concelho e alguns de outros pontos do País, por serem neste tipo de evento uma mais-valia, para que os diversos sectores sejam altamente qualificados para tão exigente organização.
Pretendemos engalanar Benfica do Ribatejo e o Concelho de Almeirim, para que este evento tenha a capacidade de mobilizar a sociedade civil, tornando este festival apetecível e prestigiante a nível internacional, reforçando assim a sua continuidade.
Estamos a organizar a Brochura Oficial (Livro) do Festival, com o programa, que irá ser enviado aos grupos e distribuída pelo público durante todo o evento.
domingo, 6 de janeiro de 2008
Computadores portáteis nas escolas de Almeirim
Durante este ano o projecto inicia-se nas escolas de Cortiçois (Benfica do Ribatejo) e Canto do Jardim, também conhecida por P3 (Almeirim). Para ano de arranque do projecto foram adquiridos 28 computadores, num investimento que rondou os 18 mil euros.
O projecto PET 21 para a educação tecnológica em Almeirim é apresentado esta segunda-feira na reunião do executivo camarário. A iniciativa desenvolvida pelo pelouro das Novas Tecnologias da Câmara de Almeirim, visa dotar a médio prazo, e numa primeira fase, as escolas do concelho com um computador portátil por cada dois alunos, dos terceiros e quartos anos do primeiro ciclo de escolaridade.
Segundo o vereador Pedro Ribeiro (PS) “com a introdução deste programa dá-se um passo de gigante rumo à era do conhecimento. Isto para além de que poderemos transmitir aos nossos investidores, aos nossos empresários, a mensagem que a mão-de-obra local será no futuro bem mais especializada e qualificada tendo em comparação outros concelho do nosso país”, salienta.
Durante este ano o projecto inicia-se nas escolas de Cortiçois (Benfica do Ribatejo) e Canto do Jardim, também conhecida por P3 (Almeirim). Para ano de arranque do projecto foram adquiridos 28 computadores, num investimento que rondou os 18 mil euros.
Subscrever:
Mensagens (Atom)